quinta-feira, 22 de abril de 2010

Tá pensando que vive numa democracia? Aham, Claúdia, senta lá!

Rio de Janeiro, 21 de Abril, quarta-feira, feriado de Tiradentes, o carioca acorda presenteado por Deus com um belo dia de sol, céu azul e imediatamente pensa:Beleza, Praia!!Tá, você é carioca mas não gosta de praia?Pensou, vou curtir o dia, andar por aí...ou não vou sair de casa, vou aproveitar pra dormir.
Aham, Claúdia, isso é a Universal quem vai decidir pra você! Esse negócio de liberdade de ir e vir é coisa pra quem não vive nas proximidades do bairro de Botafogo,o ESCOLHIDO para que os fiéis evangélicos manisfestem a fé deles,álias, não é nem pra quem mora em qualquer lugar da zona sul, quiçá do Rio de Janeiro...tá, posso estar exagerando, mas foi assim que me senti hoje.
Por todos os lugares da cidade era possível ver uma movimentação louca de ônibus se dirigindo ao palco do show gospel e, impedindo que nós, reles mortais, seguidores de outra religião ou de nenhuma, desfrutássemos com tranquilidade o feriadão, o dia, o céu e o sol que brilha pra todos.
Nada contra nenhum tipo de credo, nenhum preconceito contra religião,nem quero incitar revolta contra os evangélicos, não é isso, mas mesmo agora, em casa, no Catete, consigo ouvir os autofalantes vindos da praia...é demais!
Cadê a democracia? Quero exercer meus direitos, já que sou cumpridora dos meus deveres. Não furo fila, não escuto música alta depois das 10, não estaciono em local proibido (não sei dirigir...rsrs), não jogo lixo no chão, não excluo, nem discrimino as minorias...quero ter o direito de circular pela cidade, escolher o meu trajeto,caramba, quero ouvir a minha música sem interferência do pastor!!
É legal ver as pessoas se integrando, realizando movimentos religiosos, acho até bonito. Mas não consigo impedir a mim mesma de pensar que se tivéssemos um terço delas se mobilizando pra lutar pelo bem da coletividade, pra cobrar de governantes, reivindicar nossos direitos de cidadãos e, de fato botar a boca em autofalantes pra dizer bem alto, alto como eu ouço agora, a nossa insatisfação com o caos do trânsito, com a violência, com o abandono da cidade, com o descaso com a saúde, com a educação, não seria mais válido...na hora que a gente chama pra "guerra", poucos são os que vem.
Bem, sei que a tal democracia está em ter direitos iguais pra todos e hoje os diretos não foram iguais, perdi horas no trânsito, mais outras pra achar estacionamento e outras dentro da minha casa escutando ao culto e, não é porque é evangélico não. Mesmo se fosse um show de samba (meu ponto fraco) que estivesse causando esse transtorno na cidade, eu estaria aqui, me manifestando da forma que eu posso, exercendo a liberdade de expressão pra mostrar meu descontentamento...agora, aham, Claúdia senta lá, vai ouvir o pastor falar!

2 comentários:

Raffaella Gross disse...

AMiga é ruim mas é normal, pra vc que ama samba...imagina o caos que é para os moradores da Lapa, que não curtem samba te-lo que ouvir hein?!
PENSE NISSO! Todos nós já fomos obrigados a algo na vida...

Anônimo disse...

Aham cláudia, senta lá!

Postar um comentário

Sinta-se à vontade...

Pages