quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Conhecer faz Crescer!

Desde o nascimento e até mesmo antes, na fecundação, começamos um processo de crescimento diário, centímetro a centímetro, até que se chegue a idade adulta e este se consolide. Falamos do desenvolvimento físico, é claro, posto que o desenvolvimento moral, intelectual, sentimental, estes não cessam jamais!
Para que este processo que para muitos chama-se amadurecimento, possa ocorrer nada mais é preciso além de conhecer-se, pedaço a pedaço, cada falha e virtude, do fio de cabelo ao dedão do pé. Às vezes pensamos ter total ciência das nossas aptidões, domínio das fraquezas. E é possível que tenhamos, das que conhecemos. E daquilo que não percebemos, do que está no fundo de uma gaveta?!
Fazer análise é abrir e revirar cada compartimento do nosso "armário" vasculhando fundo, fundo mesmo. A busca pode ser solitária, com reflexões diárias, a partir da observação de atitudes, comportamentos. Ou pode ser com auxílio de um profissional, terapeuta, analista, como queira, com a ajuda de alguém que a partir da sua demanda pode ligar a "luz" na direção certa.
Recentemente uma amiga escreveu que fazer terapia era coisa para macho, concordei! Essa expressão é utilizada sempre que agimos com coragem e não há nada mais corajoso do que SABER-SE. Crescer é isso: Conhecer-se!
Demora, em alguns momentos dói, faz chorar.Mas, em outros, a medida que nos descobrimos, que valorizamos os limites mais importantes (os nossos!), os comportamentos que devemos manter, os que podemos evitar e assim construir dentro de nós um adulto com princípios sedimentados - o que não significa que não possam ser alterados, estamos em eterna construção - vemos o quanto vale a pena movimentar a poeira para que aconteça a faxina de verdade, ao invés de jogá-la toda pra debaixo do tapete.
Até porque se um dia não quisermos mais mantê-lo ali, ou caso seja insustentável conviver com o ácaro e a sujeira acumulada entre as fibras dele, vai ser muito mais demorado, talvez mais difícil tornar o ambiente limpo, ainda que nunca seja tarde demais e nem impossível!
A fórmula da vida, da felicidade é essa, a mais simples e está guardada dentro de nós. Ser gente grande é fácil, difícil é agir como adulto!
"A Verdadeira medida do homem não se vê na forma como se comporta em momentos de conforto e conveniência, mas em como se mantém em tempos de controvérsia e desafio."
(Martin Luther King)

Pages